quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Uma aventura...

... no veterinário.

Miss Emma, a princesinha cá de casa, teve consulta na segunda-feira.
Objectivo: levar o terceiro e último reforço da vacina 5 funções, levar a vacina contra a raiva, aplicar pipeta anti-pulguinhas, cortar as unhas e talvez colocar o chip.
Resultado: escândalo no consultório, Emma histérica, veterinária a pedir ajuda à assistente para segurar a bicha, bicha a trepar Carlinha acima, Carlinha arranhada, trabalho feito e Emma amuada com a médica.

Normalmente o Maridão acompanha-me a estas consultas. Lá vamos os dois, qual papás de primeira viagem, levar o pimpolho ao pediatra e fazer 1900 perguntas. Desta vez ele teve uma reunião e não pôde ir. Não me preocupei minimamente porque não é nenhuma tarefa do outro mundo. E lá fomos as duas, todas lampeiras, porque aquelas vacinas significam que a menina já pode ser levada a passear este fim-de-semana e tomar um banho a sério logo depois (estou inquieta para enfiá-la na banheira!).

Na sala de espera, foi ver menina Emma especada a olhar para um gatinho bebé minúsculo no colo da respectiva dona, com ar de "que raio de coisa é aquela?". É que a Emma nunca viu um gato... Às tantas aborreceu-se (não lhe deve ter achado piada nenhuma) e começou a sacudir-se porque queria ir para o chão. Pensei que fosse vontade de fazer xixi. Toca a tirar o resguardo da mochila, a colocá-lo no chão e a pousar a menina em cima. Tipo fralda. E toda a gente a olhar para mim... A menina não fez xixi. Arruma tudo. 

Somos chamadas para o consultório. A médica faz a festa à Emma e ela enche-a de beijos. Muito sociável, a minha menina. Começamos pela manicure, pois eu não consigo fazê-lo em casa. O raio da cadela não deixa e é rápida como um rato. A médica percebeu a minha angústia, pois parecia que estava, ela própria, a tentar cortar as unhas a um boi, tamanho foi o escarcéu que a Emma fez!
Passámos para a vacina n.º 1. A Emma não estava à espera e só se apercebeu do que lhe acontecera depois do mal feito. Aninhou-se em mim. Segue-se a segunda vacina. A Emma já sabe o que lhe vão fazer e assim que tentam agarrá-la, trepa por mim acima, aos guinchos que nem doida! Alojada na minha nuca, eu sem conseguir tirá-la de lá, a assistente a tentar puxá-la, a médica também... Um filme! Leva a pica, guincha mais um bocado. A médica decide, então, que só falta aplicar a pipeta e que afinal não vamos colocar o chip porque é usada uma agulha muito grande e o mais certo é a bicha sair de lá traumatizada. Fica adiado para o próximo mês. 
Conversamos sobre a possibilidade de esterilizar a Emma e as vantagens que isso traz. A médica tenta fazer-lhe festinhas enquanto falamos, mas a bicha vira-lhe a cara. Mesmo! Encostou-se a mim e sempre que a pobre Dra. a chamava ou lhe tocava, lá ela lhe virava costas, amuada. Só visto...

Antes de virmos embora, ainda a pesámos. "No passado dia 1 ela estava com 2,500 kg certinhos", diz a veterinária enquanto a coloca na balança. "Oh, está com 3,800 kg!" diz, a rir-se. "Mas não está gorda, é muito saudável e está com o pêlo lindo!"
Concentrei-me no peso... Coméquié?! Esta lontra aumentou 1,300 kg em menos de 1 mês? Não admira... come como se não houvesse amanhã!

Chega-te Domingo, que a Emma vai dar um passeio daqueles! É que apesar de "gorducha", tem uma energia que não se esgota... e as minhas pilhas são fracas.

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...