sábado, 7 de abril de 2012

As voltas da vida

Que conselhos podes dar a um jovem de 26 anos que esteve preso desde os 18 e que saiu em liberdade condicional há três meses?
Um jovem que te vem agora falar depois de estarem mais de 10 anos sem se verem.
Um jovem que conheces desde que nasceu, que viste crescer e fazer asneiras seguidas.
Um jovem que viste juntar-se às piores companhias possíveis, entrar no mundo da droga e definhar...
Um jovem que olhaste de relance, há dois ou três anos, do fim de uma sala de audiências, sentado no banco das testemunhas num processo de tráfico de droga e que tu nem querias acreditar no quão diferente estava...
Um jovem que te vem agora falar na mágoa que sente por o pai nunca o ter ido visitar à cadeia e por agora "fugir" dele...

O que é que lhe dizes sem cair em clichés? "Para a frente é que é caminho"?
Não tenho jeito para essas coisas.
As relações humanas são demasiado complicadas.




10 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu também. E não sei dizer mais nada que não me soe a frase feita.

      Eliminar
  2. Que história triste...
    De facto há realidades que somente quem as vivencia é que pode abertamente falar sobre elas. Em questões como estas haverá com toda a certeza mágoa de todas as partes e incompreensão também...pelo que foi feito e pelo que não foi. Que tenhas sabedoria para usares as palavras certas e, quem sabe, ajudar este jovem a aproveitar melhor a segunda oportunidade que tem na vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mínimo que posso fazer é estar presente quando ele me procurar, como fez agora. Não lhe vou dar conselhos se não mos pedir. Não tenho esse direito porque não imagino sequer o que ele passou. Quer dizer, vi de perto, mas não estive na pele dele. Contudo, se de alguma forma o conseguir encaminhar para o trilho certo, fá-lo-ei.

      Eliminar
  3. Dificil muito dificil. Mas se pede conselhos pode ser um bom sinal, se calhar tem de provar que merece a confiança das pessoas outra vez, por outro lado se ninguem lhe der uma oportunidade vai cair em todos os erros outra vez, muito dificil mesmo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devo confessar que por mais conselhos que lhe dêem (e ele já deve ter recebido muitos!), não me parece que vá recuperar alguma vez. Começa a demonstrar alguns sinais de fraqueza. Aliás, de falta de vontade. Não se trata de uma questão de lhe darem ou não uma segunda oportunidade. Eu acho é que ele não está a saber aproveitá-la e, tal como dizes, vai acabar por repetir aqueles malditos erros.

      Eliminar
  4. é triste...mas infelizmente a vida é assim mesmo...
    ele se calhar pensava que a vida ia estar igual quando ele voltasse, mas a vida continua...
    eu bem sei o que isso é :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada podia estar igual porque se passou muito tempo. E ele não parece ter mudado. Assim sendo, vai voltar tudo ao mesmo: ele vai andar para trás novamente e o mundo vai continuar a girar.

      Eliminar
  5. Uma vez, na tuna, fomos fazer uma atuação à cadeia, numa comemoração do Natal. Nem te sei explicar o que senti quando olhei para as filas da frente e encontrei amigos meus e malta conhecida do Liceu, sentados, de olhos mortiços, ligados a uma vida que eu não compreendia. Estavam lá por causa da droga, do tráfico, das asneiras feitas...jamais me vou esquecer daqueles rostos. E eu nem sei aonde andam agora...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vou lá com alguma frequência (ossos do ofício) e já tive a triste experiência de encontrar antigos colegas de turma, também. :( Outras vezes deparo-me com eles no próprio tribunal. A semana passada esbarrei com outro que andou comigo na primária e que agora é aluno numa das escolas onde dou aulas. Estive um bom bocado a falar com ele sobre o que ambos (e os nossos antigos colegas) fizemos nos últimos anos e ele contou-me que saiu da prisão há poucos meses, após cumprir uma pena de 5 anos por tráfico de droga. Ele, que era um puto impecável e dos amigos que eu mais gostava e com quem mais brincava! Só lhe consegui dizer para ter força para reconstruir a sua vida. Este mundo anda todo de pernas para o ar, é o que te digo!

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...